Ao longo das 80 edições do Oscar, muitas gafes acontecerem durante a cerimônia, algumas passam despercebidas, outras são capazes de arrancar gargalhadas da platéia e dos espectadores do mundo todo. Uma das maiores dificuldades da Academia de Arte Cinematográfica é controlar as atitudes e as palavras de quem sobe e desce do palco, mas os deslizes acabem sendo inevitáveis, deixando atores e organizadores com cara de paisagem. Veja algumas das maiores gafes da historia do Oscar. (Adaptado do site Terra)
1934 – Ano em que aconteceu uma das primeiras gafes da historia do Oscar, o culpado? Will Rogers ao anunciar o prêmio de melhor direção, ao invés de pronunciar o nome do vencedor Will apenas disse: “Venha buscar Frank” na ocasião estavam concorrendo a estatueta dois diretores com o mesmo nome: Frank Capra pelo fime Dama por um Dia e Frank Lloyd por Cavalgada. Capra cumprimentou os amigos e subiu ao palco, sem se tocar de que na verdade o seu colega Frank Lloyd era o premiado daquele ano.
Will Rogers (1879 – 1965) Ator Comediante responsável pelo inicio das Gafes do Oscar.
Frank Capra (1897 – 1991) Diretor que subiu ao palco para receber um Oscar que não era seu.
1943 - Humphrey Bogart
Um dos favoritos ao Oscar de Melhor Ator pelo seu brilhante papel no clássico “Casablanca” o ator também foi receber o prêmio segundos antes da confirmação do anuncio do vencedor, porem Humphrev, foi desbancado pelo ator Paul Lukas (1891 - 1971) pelo filme Watch on the Rhine , percebendo o erro o ator parou em pé e começou a aplaudir o vencedor enquanto todos os outros convidados ainda estavam sentados.
Humphrey Bogart (1899 - 1957 ) Foi com muita sede ao pote...
1952 - Shelley Winters
A atriz protagonizou um dos momentos mais engraçados do Oscar, Shelley disputava a estatueta de melhor atriz pelo filme “Um Lugar ao Sol” e correu em direção ao palco antes mesmo do apresentador do prêmio Ronald Colman anunciar a ganhadora. Ao perceber a derrota de sua esposa para Vivian Leigh por “ Uma Rua Chamada Pecado” Vittorio Gasman na tentativa de evitar um constrangimento, puxou o vestido de Shelley caindo os dois no chão.
Mais tarde em 1960, Shelley recebe o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “ O Diario de Anne Frank”.
Shelley Winters (1920 – 2006) Despenca uma estrela...
1964 - Rita Hayworth
Considerada uma diva do cinema mundial, imortalizada pelo seu papel em Gilda de 1946, Rita Hayworth jamais recebera uma estatueta, porem na cerimônia de 1964 a atriz foi convidada a apresentar o prêmio de Melhor Diretor. Rita se viu em apuros durante o anuncio do ganhador, pois não conseguia ler o nome do vencedor nas pequenas letras do envelope, ao anunciar o ganhador, Rita chamou o diretor Tony Richardson (pelo filme As Aventuras de Tom Jones) de “Donny”.
Rita Hayworth (1918 – 1987) Apenas um probleminha de pronuncia...
1970 - Goldie Hawn
Goldie Hawn mostrou-se "abismada/chocada" ao revelar o premio de melhor ator para George C. Scott pelo filme Patton, Rebelde ou Herói? Goldie soltou um: "Meu Deus” durante a premiação, o motivo? Scott havia recusado ir à cerimônia dias antes e pediu que a Academia retirasse seu nome da lista dos indicados.
Na mesma cerimônia Goldie recebeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “Flor de Cacto”
Goldie Hawn Primeira atriz a tomar um choque na cerimônia.
1975 - Steven Spielberg
Confiar no próprio trabalho é essencial para se ter êxito naquilo que se propõe, porem o excesso de confiança levou ao renomado diretor Steven Spielberg a cometer uma das maiores gafes de sua carreira.
Após receber a indicação de seu nome para prêmio de melhor diretor por “Tubarão” Spielberg contratou uma equipe de câmeras para filmar a sua reação durante a entrega do premio, outrora o Oscar de melhor diretor naquele ano foi para Milos Forman pelo filme “Um Estranho No Ninho”. Durante o anuncio do vencedor, Spielberg ao perceber a derrota não conseguiu esconder a decepção e lamentou o resultado com as mãos na cabeça e olhar cabisbaixo.
Pode-se dizer que a tristeza de Spielberg daquele ano foi recompensada em 1977 ao receber o Oscar de Melhor diretor por: “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”.
Spielberg Excesso de auto confiança: Decepção na medida certa.
1978 – Woody Allen
Desdenhar a premiação do Oscar é pra quem pode e foi isso que o Diretor Woody Allen fez na entrega do Oscar de 1978 deixando de ir à cerimônia para assistir a uma apresentação de sua já extinta banda de jazz intitulada “Ragtime Rascals” em um pub na ilha de Manhattan.
Na época Woody sem saber que havia sido indicado ao premio de Melhor Diretor por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, chegou a declarar “ganhar não lhe importava”. Naquele ano Woody Allen levou o Oscar de Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Filme todos por “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”.
Woody: Quem desdenha realmente quer comprar?
1982 – Meryl Streep
Ate as gafes menos notáveis são alvo de comentários maldosos como na cerimônia de 1982 quando Meryl Streep deixou cair no chão o discurso que havia preparado para agradecer o Oscar de Melhor Atriz por “A Escolha de Sofia” na ocasião Meryl foi obrigada a improvisar o discurso de agradecimento.
Meryl Streep: Até as mais famosas são desastradas.
1983 - Um Lugar no Mundo.
Em 1983, apenas quatro produções foram indicadas para melhor filme estrangeiro. Isso aconteceu porque a Academia não considerou o filme 'Um Lugar no Mundo' como uma produção uruguaia, já que era feita em parceria com a Argentina, deixando o longa fora da disputa pela estatueta.
1985 – Sally Field
Quem fala de mais... Foi o que aconteceu com a atriz Sally Fiel 1985 ao ser ridicularizada pelo seu discurso de agradecimento ao recebe o Oscar de Melhor Atriz por “Um Lugar No Coração”. Sally declara que “Não era ortodoxa e que nunca sentiu o respeito de ninguém, mas agora as pessoas gostavam dela”. “Vocês realmente gostam de mim” repetiu três vezes.
Sally: Devera preparar para o próximo Oscar um discurso mais simples como apenas “Obrigado”.
1987 – Cher
A consagrada atriz e cantora pop Cher comete duas gafes na mesma cerimônia, a primeira acontece quando Cher se atrapalha ao chamar o compositor Marvin Hamslich de Marvin Hammisch, mas a pior ainda esta por vir, pois a segunda gafe ocorre durante seu discurso de agradecimento por ter recebido o Oscar de Melhor Atriz por “Feitiço da Lua” Cher agradece seu maquiador e cabeleireiro porem esqueceu completamente de mencionar o roteirista do filme, alguns dias depois Cher retratasse publicamente pedindo desculpas ao roteirista em um anúncio publicitário na Variety.
Cher: Mesmo esquecida teve a humildade de se desculpar.
1997 - Kate Winslet
Com a certeza que iria ganhar o Oscar de melhor atriz por 'Titanic', de 1997, Kate Winslet foi filmada com uma expressão de choque, seguida de uma careta, ao perceber que a vencedora foi Helen Hunt, por 'Melhor é Impossível'.
Kate: Surpresas desagradáveis apos seu sucesso em Titanic.
2002 - Adrien Brody
Ao ganhar o Oscar de melhor ator por 'O Pianista', em 2003, Adrien Brody fez uma oração no palco para que o conflito no Iraque "acabasse bem", defendendo, em partes, os Estados Unidos. Antes disso, Michael Moore havia disparado críticas ofensivas ao governo de Bush, o que fez o "discurso" de Brody soar como uma provocação ao diretor.
Brody: Falar menos é mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
A VIDA É UMA ARTE! AME O CINEMA, VIVA SEMPRE!